top of page
Fabíola Caldas

MODA CIRCULAR


A indústria da Moda está enfrentando sérios dilemas ambientais. A utilização de produtos químicos altamente poluentes usados e descartados em nosso meio ambiente, causa danos aos ecossistemas e às pessoas. As fiações, tecelagens, fábricas e oficinas de costura geralmente consomem energia não renovável. Além disso, depois de usadas, um grande volume de peças é descartado em aterros sanitários ou incinerados. Apesar de o setor se preocupar com estas questões, as mudanças acontecem lentamente.


Onde entra a moda circular?



Precisamos de uma visão comum, de incentivos e de soluções técnicas para avançarmos no caminho de uma nova forma de produzir e consumir a moda, que já mudou muito com o passar dos anos, sendo necessário que as empresas estejam cientes que hoje em dia quem manda é o consumidor.


A nova tendência é a da redução, do desprendimento, do desapego, e as possibilidades de consume inteligente começam a surgir como os brechós online.


O que é moda circular?


A moda circular é o ciclo de vida de um produto, do design, à produção, transporte, armazenamento, comercialização e venda, bem como a fase de usuário e o fim de vida do produto.


O conceito de moda circular está redesenhando a indústria da moda para faze-la trabalhar pelas pessoas e pelo meio ambiente. Seus princípios contribuem para o questionamento sobre a escolha de materiais, produtos químicos, processo de fabricação, venda e uso.


Na indústria da moda, adotar o conceito de economia circular tornou-se uma obrigação, pois a maior parte dos itens são simplesmente descartados no lixo sem serem reutilizados ou reciclados. O círculo da moda circular é composto por 5 Rs do desenvolvimento sustentável na moda:


REDUZIR

REPENSAR

REAPROVEITAR

RECICLAR

REUSAR



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page